Resenha por Guilherme Góes.
Neste sábado, rolou no Morfeus Club uma GIG punk, cuja as bandas principais do line up eram o The Restarts (Reino unido) e Ankylym (Rússia).
O Morfeus Club é provavelmente o espaço mais punk rock de São Paulo. Localizado no caótico centro da cidade, o pequeno local é totalmente grafitado e decorado com dezenas de adesivos de bandas em suas paredes. Os shows ocorrem em um pequeno porão no sub solo do clube. Literalmente underground!
Outras bandas participaram desta GIG. No line up, estavam presentes as bandas Filhos De Inacio, Amnésia Coletiva, Hardcore por Ódio e Voz Ativa. Infelizmente, cheguei no set do Filhos de Inácio e perdi as outras bandas, mas tenho respeito total pelo trabalho desses grupos. Eu sei que é triste tocar para um público “minguado” em uma abertura.
Filhos de Inácio é uma banda insana ao vivo. Não conhecia o trabalho dos caras, mas curti a apresentação. Já com o pequeno porão lotado, os punks presentes pogavam e dançavam ao som de letras sobre anti fascismo, anti Donald trump e a situação social do Brasil. O vocalista batia nas paredes do local com um taco de baseball e descia do palco para pogar junto ao público. O show também contou com a participação do vocalista Barata (DZK) em uma das músicas da banda. Também rolou um cover da música “Direito a preguiça” com Ariel (Restos de nada e Invasores de cérebros). Piração total!
Por volta das 01:30hrs, os integrantes do Ankylym apareceram no porão do Morfeus. O show da banda demorou bastante para começar, devido à problemas durante a montagem de instrumentos no palco. Após resolver este pequeno impasse, o Ankylym iniciou o seu set. Com um som na qual a banda define como “Experimental folk-hardcore”, os Russos fizeram os punks do local começar a dançar. A banda tocou músicas do álbum “медверь”, e também rolou covers das músicas “Refuse/Resist” e “Nazi punks fuck off”.
O público estava estranhando o uso de instrumentos tradicionais Russos como Balalaika e Bayan, e ninguém entendia absolutamente nada do que estava sendo cantado pelo vocalista Ilya. No entanto, o pessoal estava prestando bastante atenção na apresentação da banda. Sem duvida, foi um baita show incomum, porém; bastante divertido.
Lá pelas 02:00hrs da manhã, o trio londrino de Street punk The Restarts iniciou o show. Logo no início da música “Walk Away”, todos os presentes já estavam no pogo. O vocalista Kieran Plunkett fazia discursos fortes para a audiência. Falou sobre xenofobia, racismo, intolerância sexual e relembrou o caso do Brasileiro que foi assassinado pela polícia em Londres em uma estação de trem em 2004. Ao som de músicas como “System error”, “Frustations” e “Drone attack”, a galera reagia com stage dives e rodas punks. Foi uma apresentação brutal. Uma verdadeira aula.
A festa continuou até às 05:00hrs com discotecagem punk. Alguns permaneceram no local, e outros punks foram beber na frente da estação Santa Cecília, no aguardo do início do sistema de transporte. Rolê totalmente punk!