Thom Yorke está com banda nova na praça – e há brasileiro envolvido na jogada. Para tocar ao vivo repertório de sua carreira solo, o líder do Radiohead convocou colegas de peso da cena musical, como o baixista Flea (Red Hot Chili Peppers), o produtor Nigel Godrich (parceiro de longa data do Radiohead) e o baterista Joey Waronker (que já colaborou com Beck e REM, entre outros). Também chamou o multi-instrumentista Mauro Refosco, nativo de Santa Catarina e se mudou para Nova York no começo dos anos 90.
Formado em percussão pela Manhattan School of Music, Refosco é típico expoente da cultura cosmopolita: viaja pelo mundo e relata suas viagens no blog Mundo Afora, dentro do site da revista Trip. Seus rastros musicais nos levam a Bebel Gilberto, David Byrne e The Lounge Lizards (grupo capitaneado pelo multi-artista John Lurie).
Yorke usou o Dead Air Space, blog de sua banda mais clássica, Radiohead, para anunciar a nova formação, nesta terça, 29. “Oi! Nas últimas semanas, estive juntando uma banda, por diversão, para tocar as paradas do The Eraser [único álbum solo até agora] ao vivo e as novas canções etc… Para ver se funcionaria!”
Ele acrescentou: “Ainda não temos um nome, e o set não vai ser muito longo porque… Bom… Não temos muito material ainda!” Em tom de galhofa, Yorke chegou a especular alguns possíveis batismos para sua carreira solo, de Thomosexual a Thombola. Confira o vídeo.
Na semana passada, o músico liberou single com as novidades “Feeling Pulled Apart By Horses” e “The Hollow Earth” (veio a reboque dessa última faixa um clipe ilustrado pelo artista gráfico Bansky).
A recém-formada banda se apresenta nos dias 4 e 5 de outubro, no teatro Orpheum, em Los Angeles.
Fonte: Rolling Stone