A Edições Ideal está lançando a biografia de Jerry Lee Lewis, que dia 29 de setembro comemora 80 anos. A pré-venda já está no ar.
Confira os detalhes do livro, e leia as primeiras páginas:
JERRY LEE LEWIS
SUA PRÓPRIA HISTÓRIA
RICK BRAGG
(Edições Ideal – 2015)
A MAIOR HISTÓRIA DO ROCK AND ROLL NO RELATO DO HOMEM QUE A VIVEU
Jerry Lee Lewis é uma figura monumental na cultura norte-americana. O mais louco e perigoso dos roqueiros pioneiros, ele eletrificou o mundo com sucessos como “Whole Lotta Shakin’ Goin’ On”, “Great Balls of Fire” e “Breathless”. Sua música era estridente, exuberante, astuciosamente sexual; sua voz uivante se apoiava na força motora de seu piano retumbante. Mas sua personalidade e seu estilo de se apresentar foram as coisas que mudaram o mundo: jogando o cabelo loiro para trás, martelava as teclas como uma locomotiva a todo vapor, para então chutar o banco do piano, subir no instrumento e dominar a plateia. Decidido a roubar a coroa de Elvis Presley, parecia irrefreável – até que a notícia de seu casamento com a prima de 13 anos vazou durante sua primeira turnê britânica e quase acabou com sua carreira.
Agora, a história de Jerry Lee é narrada na íntegra pela primeira vez. Dos campos e barragens da Louisiana da era da Grande Depressão até a fama internacional. Dividiu palcos com Johnny Cash e Chuck Berry, viajou em turnê com Buddy Holly e emparelhou seu Cadillac com Elvis pelas ruas de Memphis – ao mesmo tempo em que os dois enfrentavam um conflito interno entre a fé e a música que faziam. Depois de uma década no lado selvagem da América, teve seu retorno como o maior astro da música country, mas sua volta olímpica se tornou uma maratona de excessos, uma época de armas de fogo, anfetaminas e uísque. Sofreu com a morte de esposas e entes queridos; e ele mesmo quase disse adeus em duas ocasiões. Porém, depois de seis casamentos, um longo período sem contrato e uma batalha acirrada com o fisco, ele superou um vício terrível, se casou novamente e fez seus discos mais bem-sucedidos desde os anos 1970. Hoje, aos oitenta anos, continua a eletrizar plateias ao redor do mundo.
A história de Jerry Lee Lewis inspirou canções e artigos, livros e filmes, mas, nesse livro, Rick Bragg (ganhador do Prêmio Pulitzer) recupera uma certa complexidade humana ausente em outros relatos. O resultado é uma história de ímpeto, fé e resiliência, iluminada pelo profundo conhecimento que Bragg tem do espírito americano e marcada pela voz inesquecível do próprio Jerry Lee.
Sobre o autor
RICK BRAGG é um jornalista e escritor norte-americano. Em 1996, ganhou um Prêmio Pulitzer em reconhecimento ao seu trabalho no jornal The New York Times. Ele é autor de uma trilogia de best-sellers sobre o povo do Sul dos EUA: All Over but the Shoutin’ (1997), Ava’s Man (2001) e The Prince of Frogtown (2008). Atualmente é professor no Departamento de Jornalismo da Universidade do Alabama.
Leia as primeiras páginas: