.: Pauta e infos adicionais
Andréa Ariani
.: Produção
Rafael Ligabo e Costábile S Jr.
.: Tradução
Mariana Ripol
.: Fotos
Leandro Pena – www.leandropena.com
Uma produção blindada e talvez a idéia de que a entrevista nem rolasse. O único modo de tentar falar com eles foi por e-mail e o próprio vocalista Jyrki69 selecionou algumas solicitações e respondeu as que achou mais interessante e relevante. Confira aqui um bate-papo que começou monossilábico e cheio de exclamações, mas que rendeu boas respostas sobre tudo que o vocal mais ama fazer: música, sexo, vídeos e boas ações. Confira!
*Falando um pouco sobre esse auge e queda do estilo, do glam rock que vocês são considerados um dos ícones atuais. Como vem essa cena de uma forma geral, qual acham que foi o erro ou em qual momento o glam se perdeu? Até que ponto caiu num certo ridículo ou desgaste da idéia original?
Não sei, mas eu nunca de verdade gostei muito de grunge ou power metal.
*Por causa do título do DVD de 2003, “vampiros de Hellsink” foi um apelido que ficou. Como vocês vem essa febre de filmes sobre vampiros ? Está muito caricato ou a idéia está certa? Vocês acompanham?
É legal!
*O que acham do retorno dessa moda tanto nos cinemas como no estilo de algumas bandas tanto no som como no comportamento, no modo de vestir?
É bem interessante!
*Vocês são um mega sucesso na Finlândia, sempre com recordes de vendas e sempre no topo das paradas. Por que vocês acham que esse tipo de som é mais sucesso por lá?
Porque a Finlândia é um país rock’n’roll!
*Ninguém gosta de rótulos, mas vocês concordam com esse titulo “goth ‘n roll”? Convivem bem com ele?
O Goth’n’Roll descreve nossos álbuns “Blessed Be” e “Paris Kills” muito bem. Nós também fizemos um box set que se chama “Goth’n’Roll”. Então, é perfeito!
*Você tem um trabalho filantrópico com a Unicef. Como se deu esse envolvimento?
Eu sou embaixador da UNICEF na Finlândia e já faço isso há cinco anos.
(nota do editor: Quando Jyrki69 visitou Benin, na África Ocidental na primavera de 2003, não só as grandes idéias surgiram para o novo álbum “Devils”, mas também uma missão especial com um objetivo humanitário. Jyrki foi convidado para ser porta-voz da UNICEF em uma campanha de dois anos “Stolen Childhood”, contra o tráfico sexual e exploração em Benin (outros dois porta-vozes são Angelique Kidjo e Robbie Williams). Após excelente trabalho e sucesso, em agosto de 2005 à UNICEF Finlândia, Jyrki69 foi nomeado o novo Embaixador da Boa Vontade.)
*”Back in Blood” é o trabalho mais recente e dá nome a essa tour que vai passar pelo Brasil , Argentina e México. O disco tem recebido elogios da mídia especializada, como tem sido em toda a carreira. Como está sendo a repercussão ao longo desse quase um ano da tour de divulgação?
Nós estamos excursionando já a um ano com o álbum. A resposta tem sido sensacional. É certamente nosso álbum com maior sucesso de público e crítica.
*As músicas são inspiradas em filmes de terror, certo? Em quais filmes em especial ou em que costumam se basear para compor?
Nós temos algumas canções como “Brandon Lee”, “Lost Boys”, “Susperia Snow White”, “Hunger” etc.
*O primeiro single de “Back in blood” teve a direção de Bam Magera e a premiere foi em parceria com a Playboy. Como aconteceu essa idéia e qual a repercussão? (nota do editor: Magera é um skatista americano que participou do “Jackass” e depois teve seu seriado próprio na MTV)
Essa foi a maneira mais legal de lançar um novo vídeo – é um jeito muito especial do 69 Eyes fazer as coisas. Os fãs adoram. Não poderia ser mais perfeito.
*”Dead N’ Gone”, outro single deste disco também teve a participação de Bam Magera dirigindo e atuando. A gravação foi em São Francisco antes da tour que começou em outubro do ano passado. Como foi gravar com um dos mais malucos videomakers e atleta de skate da terra? Vocês já se conheciam?
Sim, nós fizemos o vídeo com ele para a nossa música “Lost Boys” uns cinco anos atrás, então já estava mais do que na hora de fazer outro. Ele é sensacional e é muito divertido trabalhar com ele. Fazer um vídeo com ele é como fazer uma festa de um fim de semana inteiro.
*Por falar em video, como tem sido esse concurso para o novo clipe? Como rolou a idéia? O que tem achado do material que receberam até então?
Coisas muito legais, vejam lá no site: www.youtube.com/69EyesVideoContest – Nós temos fãs incríveis!
*A primeira vez que tocaram no Brasil foi em 2005 em um festival com várias outras bandas. Qual a expectativa para esse show agora como banda principal?
É muito BOM estar de volta. É realmente incrível rever nossos fãs e saber que tem gente nova chegando também para nos ver.
*Vocês já devem ter respondido isso centena de vezes, mas por que 69 eyes?
Porque é tão bom…