“We Jam Econo – The Story Of Minutemen” (DVD duplo) é um documentário que conta a saga da banda de rock underground americana Minutemen (Dennis Boon – guitarra, voz; Mike Watt – baixo, voz; George Hurley – bateria).
Estão lá desde o primeiro encontro entre Watt e Boon, quando os dois tinham apenas 13 anos de idade, passando pelos 10 álbuns e Eps que a banda lançou entre 1980 e 1985, até a morte de D. Boon em 22 de dezembro de 1985, devido a um acidente de carro no deserto do Arizona, EUA.
Pra quem não conhece, o Minutemen foi uma banda que poderia ser rotulada como ‘punk’ ou ‘hardcore’. Na verdade, eles foram isso também e ainda mais. Excelentes músicos, muito por causa da mãe de D. Boon que o incentivou a tocar guitarra e a formar a banda para mantê-lo longe de problemas na rua, suas canções eram curtas, muitas com menos de um minuto, daí o nome ‘Minutemen’.
Curtas, porém com muitas passagens difíceis, que remetiam ao blues e até ao jazz. Por isso, o documentário mostra que desde o primeiro disco (‘Paranoid Time’, de 1980), a banda ganhou o respeito e a admiração de toda a cena punk-rock-hardcore underground americana. Nomes como Jello Biafra (Dead Kennedys), Grant Hart (Husker Dü), Flea (Red Hot Chilli Peppers), além de Thurston Moore e Lee Ranaldo (Sonic Youth) dão depoimentos contando como a banda causou um grande impacto, justamente por não se enquadrar em nenhum rótulo musical pré-concebido.
Um dos momentos mais emocionantes é quando Mike Watt (hoje integrante do “Iggy & The Stooges”) lembra da última vez em que tocou com D.Boon. Foi em dezembro de 1985, quando o Minutemen abriu para o R.E.M e depois tocaram “See No Evil”, da banda pós-punk Television, com o próprio R.E.M. “Foi a última vez que eu toquei com D. Boon”, conta Watt, visivelmente emocionado.
O segundo DVD traz, para ilustrar o mito, três shows gravados em épocas diferentes, dando todo um apanhado do que era o Minutemen ao vivo. O primeiro, em Los Angeles, no ano de 1980, traz até opção multi-ângulo. O segundo, já em 1984, traz músicas do álbum que é considerado a obra-prima da banda: ‘Double Nickels on The Dime’. Canções de títulos intrigantes como ‘Political Song For Michael Jackson To Sing’ ou ‘Bob Dylan Wrote Propaganda Songs’, além do ‘sucesso’ tardio “Corona” (trilha sonora do seriado ‘Jackass’, da MTV EUA) estão no repertório desse show, gravado em Washington, DC.
E, muito antes da MTV, o Minutemen gravou seu unplugged. “Acoustic Blowout” é a cereja do bolo, gravado em 1985 em Hollywood, California, poucos meses antes da morte do vocalista Dennis Boon.
Infelizmente, ‘We Jam Econo’ só está disponível, como toda a discografia do Minutemen, em versão importada.
Veja o trailler abaixo.