O estado americano Carolina do Norte aprovou uma lei (chamada de HB2 – House Bill 2) que proíbe o uso de banheiros de pessoas trans de acordo com sua identidade de gênero. Portanto transgêneros seriam obrigados a usar o banheiro de acordo com seu “sexo biológico”. A lei ainda dá abertura para comerciantes terem o poder de recusar o atendimento a pessoas LGBT por questões religiosas.
Com a aprovação da lei, artistas como Bruce Springsteen e Ringo Starr resolveram fazer um boicote e cancelaram shows no estado.
Por outro lado Laura Jane Grace, vocalista do Against Me!, que é uma mulher trans, disse que em seu caso a banda irá tocar em forma de protesto mesmo admirando a posição dos outros artistas. Para ela é importante a visibilidade que transgêneros e apoiadores terão indo ao show da banda.
Em um trecho de uma recente entrevista ao Buzzfeed ela disse: “Eu vou para criar um evento em torno do show como uma forma de protesto para dizer que, apesar do que as leis estúpidas decretam, pessoas trans não terão medo.”
Confira alguns tweets dela sobre o assunto:
It was suggested to me in an interview that we might cancel our May 15th show in Durham, NC because of the states HB2 bill. Hell no! (1/2)
— Laura Jane Grace (@LauraJaneGrace) 30 de março de 2016
I'm even more eager to play North Carolina 'cause of the bill! Let me know if there's any activist groups that can come table the show (2/2)
— Laura Jane Grace (@LauraJaneGrace) 30 de março de 2016