[Atualizado]
O festival Metal Open Air foi cancelado no meio do segundo dia (21/04). A principal razão é a falta de pagamento da empresa responsável pelo som do festival, e o consequente cancelamento dos principais shows do evento, como você lê abaixo.
[Atualizado 21/04/2012]
A lista de bandas que cancelaram aumentou! Confira:
Saxon, Venom, Rock ‘n’ Roll All Stars, Shadowside, Headhunter D.C, Stress, Terra Prima, Obskure, Unearthly, Expose Your Hate, Attomica, Andre Matos e Ratos de Porão.
João Gordo (Ratos de Porão), logo após confirmar que iriam tocar no festival, postou o seguinte comunicado no Twiiter:
“absurdo !!! palhaçada se chama METAL OPEN AIR nossas passagens foram canceladas por falta de pagamento HAHAHAHAH nunca vi isso na minha vida (…) o @RATOSDPORAO foi limado do MOA por inescrupulosos idiotas perdidos … Produça tosca do caralho vão tomar no cu cambada de incopetentes !!”
Uma nota foi solta mais tarde pelo Ratos:
“Nós recebemos o cachê, mas teremos que usá-lo para emitir nossas aéreas de volta de Recife para São Paulo uma vez que tocaremos no Abril pro Rock nesse sábado, dia 21 de abril. O responsável pela emissão de nossas aéreas de volta para São Paulo seria o festival Metal Open Air que não honrou com esse compromisso. Além disso, nós temos o contrato assinado pela produção do festival, que não honrou com as cláusulas determinadas (…) produção do Metal Open Air: sejam mais organizados! Sem aéreas, sem show! Aprendam a tratar as bandas e o público com mais respeito! Honrem com o contrato que assinam!”.
André Matos também divulgou a seguinte nota:
“É com bastante pesar que vimos a público confirmar nossa não-participação no festival Metal Open Air. Tentamos, até o último minuto, encontrar todas as soluções possíveis para realizar um grande show, que preparamos com muito afinco especialmente para o público desse evento. Neste exato momento, estamos a apenas algumas horas da apresentação – e, naturalmente…, esbarramos nos mesmos obstáculos que vêm sendo exaustivamente expostos pela mídia e pelos demais artistas que também se viram obrigados a cancelar; sendo o principal deles a inexistência do transporte de São Paulo a São Luis. Isto acarretou na impossibilidade do deslocamento da banda e equipe técnica, que ficaram à mercê da situação – e também de um sentimento misto de frustração e indignação.
Nos solidarizamos com os colegas das bandas que passaram pelos mesmos problemas e, em especial, com o público, que é sem dúvida alguma a parte mais atingida. Estamos perplexos com os acontecimentos e preocupados com o bem-estar de cada um dos headbangers presentes. Por ora, adiantamos que muito em breve entraremos em estudio para a gravação do novo álbum de inéditas da banda Andre Matos Solo. Planejamos percorrer o país de ponta a ponta a partir do lançamento, no início do segundo semestre de 2012. Nosso desejo é reencontrar a todos nestas novas ocasiões, com a garantia de um trabalho profissional, dedicado – e, acima de tudo, com o respeito que o público merece.”
[Atualizado dia 20/04]
João Gordo disse via Twitter que a apresentação do Ratos de Porão está confirmada:
“Atençäo Säo Luiz!!!! Depois duma correria monstro tá CONFIRMADA a participaçäo do @RATOSDPORAO no MOA nesse domingo 22deabril !!!”
20/04/2012
O festival Metal Open Air está começando esse fim de semana, em São Luís no Maranhão nos dias 20, 21 e 22 de abril. Várias bandas começaram a cancelar suas apresentações em cima da hora, e algumas delas reclamaram sobre a organização.
As internacionais Rock n’ Roll All Stars, supergrupo de Matt Sorum, Gene Simmons, Joe Elliott e Sebastian Bach, Venom e o Saxon cancelaram, e as nacionais Hangar, Headhunter DC, Stress, Unearthly, Obskure e Terra Prima.
Gene Simmons escreveu no Twitter:
“Aparentemente o promotor local no Brasil não pode ser localizado, então não poderemos pagar a equipe, músicos, pilotos, etc, e não poderemos realizar esse show!”
Saxon definiu o cancelamento como uma “grave violação de contrato por parte dos promotores”.
E o Ratos de Porão pode cancelar, segundo João Gordo via Twitter:
“Atenção fãs de Ratos de Porão, estamos fazendo mó forza pra honrar nosso compromisso e tocar nesse tal de Metal Open Air. Se tudo der certo domingo é noiz. Mas uma coisa é certa: NÃO podemos ir a um lugar tão longe sem nossas passagens de volta pra casa, em nome do METAL … estamos no aguardo … Nossa manager deu o prazo de 2 horas pras passagens estarem em pungas se não já era”
A infraestrutura do lugar também foi conferida pelo Procon, Paralelamente, o Procon. Onde na área de camping, apenas um chuveiro e um vaso sanitário estão funcionando, levando o público a tomar banho nos bebedouros dos cavalos.
Reclamações do público ainda citam que antigos estábulos estão sendo usados para a área de camping e, enquanto a estrutura protege as barracas da chuva, não foi feita uma limpeza adequada e ainda há cheiro de fezes dos animais