A Seven Eight Life Recordings comunica sobre o show do Youth Of Today dia 05 de dezembro em São Paulo no Inferno:
“A Seven Eight Life Recordings tem orgulho de ser responsável pelo show reunião 2010 do Youth Of Today no Brasil, banda americana surgida em 1985 e considerada como uma das mais influentes de seu tempo e tornou-se lendária pela importância de agir como um catalisador para prosperar a cena Straight Edge mundial.
O termo Straight Edge surgiu como uma postura, definida com o mesmo nome e forma da letra de uma música da banda Minor Threat. Trata-se de uma filosofia de vida, um ideal que se caracteriza pela abstenção do uso de álcool, tabaco e qualquer tipo de droga ilícita, e pode-se usar o termo de forma abreviada para sxe ou SxE.
Segue paralelamente com a cultura punk, mas reagindo como uma escolha pessoal que vai diretamente contra as pressões sociais, que muitas vezes acabam incentivando o uso dessas substâncias alteradoras de humor, sendo por propaganda, filmes, novelas, literatura, etc.
Pelo simples desejo de ficarem sóbrios e limpos, faz com que não sintam necessidade, não precisem e nem queiram fazer o uso de bebidas alcoólicas, drogas e muito menos fumar para demonstrar qualquer tipo de euforia, status e principalmente para se divertirem, seguem de maneira contrária aquilo que vêem ligados diretamente aos excessos destrutivos associados com a cultura punk rock.
Uma forma de identificação de pessoas straight edges (sxe) se da através de um “X” marcado nas costas das mãos, coisa que era habitual nos clubes e bares norteamericanos onde eram permitido a entrada de menores mas era proibida a venda de bebidas alcoólicas a estes, então eles tinham como hábito marcarem esses menores com um X e sabia-se que não deveriam vender bebidas alcoólicas para eles. Com o tempo o X foi adotado como símbolo representativo do SxE, que pode ser usado também como tatuagem, roupas, patches e outros.
Dessa maneira dois jovens em Danburry, Connecticut, Ray Cappo e John Porcelly (Porcell), ambos straight edges e membros de uma banda de hardcore local chamada “Violent Children”, ao contrário do restante do grupo e inspirados em suas bandas favoritas como Minor Threat, 7Seconds, DYS, Negative Approach, SS Decontrol,etc, tinham a vontade de fazer algo mais sério, positivo e construtivo, assim montaram uma banda na forma de sua idealização, forte como o Negative Approach e mesclada com uma mensagem positiva semelhante ao 7Seconds, e nada mais favorável que escolher um nome simples, básico e direto ao ponto, surgia assim o Youth Of Today.
Deixando a bateria para trás Ray passou a ser vocalista e Porcell seguiu como guitarrista, e algum tempo depois mudaram-se para cerca de 1 hora de distância, a cidade de Nova York, onde se tornaram ícones.
A cena straight edge em Nova York, foi declarada uma tarefa impossível de existir pelos muitos fãs de punk da cidade, e na primeira apresentação que fizeram lá a recepção do promotor de shows da cidade foi algo direto e incisivo: “Se vocês acham que vai ter uma cena straight edge em Nova York, podem esquecer disso! Nunca conseguirão colocar as drogas para fora da cidade”.
Eles quase acreditaram nisso, e com uma preocupação maior pela juventude que estava se perdendo e dessa forma estariam mortos em poucos anos, assim o lema viver rápido e morrer jovem agora tinha que ser uma moda ultrapassada, decidiram como meta levar sua mensagem com uma visão positiva sobre a vida, e foram capazes de juntar o straight edge com o estilo juvenil de bandas chamado “Youth Crew”, termo definido pela faixa etária dos seus membros que no auge de sua adolescência girava em torno dos 14 a 17 anos, daí o “Youth”(jovem) e agregado a gíria “Crew” que se define como um grupo de amigos. As bandas originais desse estilo surgidas em 1980 se distinguiam por sua visão otimista, fraterna, mais moralista e seus integrantes e fãs eram predominantemente straight edge, a banda teve papel importante na união das culturas em um movimento mais identificável, e como suas letras abordavam e apresentavam uma temática vegetariana isso fez com que se iniciasse a tendência de vegetarianismo e direitos animais dentro do straight edges, a música “No More” foi a alavanca para isso.
O surgimento e estabelecimento da cultura hardcore youth crew se deve ao Youth Of Today, e se consolidou através de bandas que passaram a seguir sua ideologia, seu estilo e semelhança musical, que com o passar do tempo foi sofrendo uma crescente influência de metal entre algumas bandas. Assim a partir desses princípios se espalhou globalmente a evolução do straight edge e vegetarianismo como estilo de vida.
Em 1987, Ray Cappo junto com o amigo Jordan Cooper montam em Connecticut o selo Revelation Records com o ideal de lançar bandas hardcore, hardcore sxe, youth crew, etc.. e material do Youth Of today, um tempo depois Ray deixa a gravadora, e em 1990 ela estabeleceu seu novo endereço, onde está até hoje, em Huntington Beach, Califórnia, lançando bandas underground em geral.
Da mesma maneira que 1977 para o movimento punk tem uma grande representação por se tratar do ano que surgiu e também ser um referencial que muitas vezes é tratado como estilo “punk 77”, dentro do cenário hardcore cabe a 1988 ter sua carga representativa, sendo creditado como ano da criação e consolidação do youth crew, bem como o hardcore de Nova York, e também foi promissor pelo surgimento geral em diversos lugares de uma grande safra de boas bandas hardcore e por ótimos lançamentos de grandes álbuns também.
Quando o Youth Of Today se encontrava no auge, Ray e Porcell que sempre foram a essência e alma da banda, pois desde que foi montada nunca tiveram membros efetivos ou que ficassem muito tempo com os cargos de baixo e bateria, então numa busca por elevação espiritual ambos se converteram ao Hare Krishna e mudaram-se para um templo como devotos da Consciência de Krishna e passaram a ter um nome espiritual, Ray passou a ser “Raghunatha Dasa” e Porcell “Paramananda Dasa”.
Raghunatha mudou-se para a India e retornou como um monge Krishna, mas com o sentimento que não conseguia renunciar a música, pois era tão forte que fazia parte deles e decidiram que agora fariam música a serviço de Krishna, levando sua mensagem a todos os lugares, dessa forma Raghunatha e Paramananda criam a banda Shelter, que ficou conhecida como um novo estilo musical chamado “Krishna-core”.
Ray Cappo montou um selo de nome Equal Vision para lançar material do Shelter e publicações voltadas a Consciência de Krishna, depois vendeu a gravadora a um antigo roadie do Youth Of Today, e a mesma atua até hoje em Nova York, lançando bandas do cenário underground.
Na atualidade John Porcelly aka Paramananda Dasa é um membro ativo da ISKCON (Sociedade Internacional Para a Consciência de Krishna) e tem envolvimento com Desenho Gráfico.
Ray Cappo aka Raghunatha Dasa ou Raghunatha Cappo continua sua relação com a comunidade Hare Krishna, ganha a vida como um instrutor de ioga e workshops, mantém um site para suas aulas onde também promove uma dieta de alimentos crus, e promove viagens para a Índia em importantes sites para praticantes de ioga. É um ávido fã e praticante de jiu-jitsu, especialmente depois que ele viu o brasileiro Royce Gracie dominar o início do UFCs (Ultimate Fighting Championship).
por STEVE LIMA”